Blog do Inácio Araújo

“Aplauso” na geladeira

Inácio Araújo

Ninguém se iluda com a festa que a Coleção Aplauso fez outro dia.

Lançou 18 livros, inclusive o ''Dicionário dos Fotógrafos'', do Antônio Leão. A festa foi na Cinemateca, que é boa de festa.

Teve uma vez uma conselheira que aconselhou alugar os salões do Matadouro para fazer dinheiro, em vez de construir uma sala de exibição.

Não estava tão errada assim: a sala, o BNDES entrou com o dinheiro e o nome, ficou de fato espetacular. Mas a programação continua aquela coisa ranzina, de ocasião, sem alma.

Parece que cinemateca existe para guardar os filmes, não para difundir a cultura cinematográfica. Não sei o que tem lá.

Hoje tem dinheiro, tem como conservar os filmes, tem expansão do acervo, tem pessoal trabalhando…

Só que mostrar filmes ainda é uma dificuldade. Falar disso parece uma ofensa. Mas não é disso que eu queria falar.

A Coleção Aplauso está na geladeira. Está tudo parado.

Ela é uma coisa importante porque de fato botou a cultura não só cinematográfica, mas teatral e de TV para circular.

Acessível. Os livros custam uma ninharia, por isso as livrarias não querem vender. Mas vai para as bibliotecas públicas, vira uma base de consulta hoje já vem alentadinha.

Sem contar que o nome Imprensa Oficial se tornou conhecido graças a esse trabalho. Até então, era o lugar onde imprimiam o Diário Oficial, aqueles atos de governo e tal. Agora é vista como uma editora mesmo.

Pode-se dizer que é eleitoreiro. Mas isso me parece uma coisa inescapável, em todo caso. Tudo que qualquer governo faça que dê mais ou menos certo é para ganhar eleição. É a lógica do sistema, que não por acaso se chama eleitoral.

Pode-se dizer também que estou falando em causa própria, porque eles editaram no ano passado uma coletânea de críticas que eu escrevi. Mas não é isso não: saíram coletâneas de B.J. Duarte, Rubem Biáfora, Edmar, Jairo Ferreira e outras tantas. Não saiu de quem já estava publicado ou ainda não tinha saído. Enfim… Quero dizer que por aí, pelos roteiros, pelas biografias, não existe nenhuma seleção prévia, nenhum tipo de censura: entra comunista, reacionário, porra-louca, quem for.

Então, eleitoreiro ou não, eis uma coleção que não merece ficar na geladeira.

  1. Robin Lauri

    09/08/2011 13:41:21

    Hi! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no data backup. Do you have any solutions to prevent hackers?

  2. Gokkasten

    04/08/2011 09:03:37

    I don't even understand how I ended up right here, however I believed this publish used to be great. I do not understand who you might be however certainly you are going to a famous blogger for those who aren't already ;) Cheers!

  3. Leticia Landolfo

    31/07/2011 03:54:09

    I like what you guys are usually up too. Such clever work and reporting! Keep up the terrific works guys I've incorporated you guys to blogroll.

  4. matija babic

    20/07/2011 08:26:44

    Hi folks, I found your blog site on my online directory site, i must say your blog looks awesome! Have a nice day!!

  5. Margene Welder

    18/07/2011 12:49:03

    I’ve been wondering about the similar factor myself lately. Delighted to see an individual on the same wavelength! Nice article.

  6. Best spark plugs

    12/07/2011 12:20:10

    I rarely comment but I figured I needed to do it now after visiting your site so frequently. We readers need to show appreciation! Keep up the good work!

  7. anuncios no google gratis

    07/07/2011 15:56:33

    especiaiso protecção medir desempenhado photoscape senhoritas contin evaluated disputavam confia anunciosgratis

  8. fingertip pulse oximeter

    12/06/2011 14:24:06

    ragheb appear incomprehension imperials spark gyrate printer stutenroth Ryman

  9. Adriana Rapeli

    05/05/2011 09:28:03

    Somos, meu marido e eu, seus leitores na Ilustrada. Em poucas palavras você sintetiza uma visão sagaz e profunda dos filmes. Quando vi que havia sido lançado um livro com suas críticas (cinema de boca em boca), pela Imprensa Oficial, tentei comprar pra dar de presente pro meu marido. Acontece que o acesso pelo site é terrível, não se acha pelo catálogo e se consegue baixar online, mas eu quero o bom e velho livro de papel!! Já contatei a imprensa oficial, não tive resposta. Você me dá alguma idéia?

  10. Louis E. Carabini

    26/04/2011 12:40:03

    Ricard Akagawa S o Paulo Foto da capa R mulo Fialdini Prepara o M rcia Copola Revis o Carmen S. Rua Bandeira Paulista 702 cj.72 04532-002 S o Paulo SP Telefone 011 866-0801 Fax 011 866-0814 e-mail coletras mtecnetsp.com.br Para Jos Miguel Wisnik David Byrne E Silvina Garr CONTRA CAPA do Fundo escuro do cora o solar do hemisf rio sul de dentro da mistura de ra as que n o assegura nem degrada o nem utopia gen tica das entranhas imundas e no entanto saneadoras da internacionalizante ind stria do entretenimento da ilha Brasil pairando eternamente a meio mil metro do ch o real da Am rica do centro do nevoeiro da l ngua portuguesa saem estas palavras que embora se saibam de fato despretensiosas s o de testemunho e interroga o sobre o sentido das rela es.. entre os grupos humanos os indiv duos e as formas art sticas e tamb m das transa es comerciais e das for as pol ticas em suma sobre o gosto da vida neste final de s culo. ORELHAS DO LIVRO A palavra poeta encerrava tal grandeza como nenhuma outra poderia e mesmo que um tanto secretamente eu a acolhi em meu cora o e procurei aplic -la ao que eu fazia e faria -- embora n o fosse poesia. Nesta Verdade tropical o centro da aten o de Caetano Veloso o tropicalismo - seus pontos de partida afetivos e intelectuais seus protagonistas o modo como foi percebido por uma gera o que cantava m sica popular apaixonadamente como quem toma partido as vis es do Brasil delineadas a partir dele as formas que encontrou de se desdobrar ao longo do tempo. Assim no capitulo Narciso em f rias ele relembra os dois meses em que ficou preso na passagem de 68 para 69.

  11. Inácio Araujo

    12/04/2011 20:29:38

    A coleção está, digamos, andando de lado. Não fechou. Está parada.

  12. Suyene Correia

    04/04/2011 09:14:35

    É lamentável saber dessa notícia, tendo em vista que conheço o pessoal responsável pela produção dos livros (Rubens, Carlos, Marcelo) e, ainda por cima, tenho vários exemplares da referida coleção.Percebo que a crise na cultura não é um "privilégio" apenas da região Nordeste. O mal já se espalhou por outras instâncias. E o que podemos ou vamos fazer ?

  13. Marcos Anton Nogelli

    02/04/2011 15:48:27

    Vou exagerar e que se f.... A ser confirmada, a notícia é uma tragédia cultural brasileira, das mais tristes recentes.Cada estado de nossa Federação deveria ter uma Coleção Aplauso.Mas esta notícia é fato confirmado e explicitado de forma oficial (por exemplo, um anúncio escrito em algum lugar, e aí peço um link para), ou é apenas um rumor oral de bastidores? Em tempo: não concordo com quem classifica a coleção como eleitoreira. E não estou falando de vc, Inácio, que relativiza esta questão. Falo de quem afirma isto com todas as letras. Francamente, votos diretos que possa obter de simpatizantes da ideia ou colecionadores entusiasmados (eu tenho uns 60, 70 livros) são estatiscamente irrelevantes (500, 1000 votos?). Indiretos (políticos que dirigem cidades que recebem remessas dos livros, tentando induzir as bases a votar), quase impossíveis de acontecer.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso