Blog do Inácio Araújo

Tiros na escola: a abominação, o horror

Inácio Araújo

Passado o primeiro impacto, será preciso observar com cuidado a responsabilidade do Estado nas mortes acontecidas no Rio de Janeiro.

Certas coisas são óbvias: como alguém entra sem mais nem menos num estabelecimento de ensino? E, com aquela cara, dizendo que ia dar uma palestra…

Se você olhar para uma escola privada, aquilo parece um bunker. Para entrar é uma bela complicação.

Mas a escola pública há muito tempo existe apenas como depósito de pobres. Não é lugar de interação entre pessoas de origens e classes sociais diferentes. Hoje classes sociais não se misturam no Brasil (herança da ditadura que o Jair Bolsonaro, entre outros, tanto venera, aliás).

Não é o ensino público universal e leigo. Aliás, mal é ensino. É um lugar onde deixar as crianças pobres para que elas não se metam com drogas ou algo parecido.

Escolas precisam de proteção. É inacreditável, inaceitável, que a escola não tivesse proteção nenhuma. As outras têm?

O segundo aspecto da história: o assassino é uma mistura de um monte de misticismos idiotas com uma mente virginal-psicopática.

Acontece. Mas é inaceitável que as crianças não estejam minimamente protegidas contra isso.

Eu sou uma pessoa paciente. Entendo uma série de atrasos que existem no Brasil, acho que nada muda da noite para o dia.

Mas a questão educacional já era uma coisa tão premente…

É abominável que tenhamos de conviver com cenas tão evitáveis, tão dolorosas, tão terríveis.

  1. Kristy Aspri

    18/07/2011 13:23:50

    Thank you, a really good read - added to favourites so will visit back for new content and to read other people's comments. Cheers again.

  2. Monex

    15/05/2011 02:52:26

    APRESENTACAO GERAL..Este documento representa sem duvida uma tentativa inovadora em termos de metodo na formulacao de politicas educacionais e virtualmente na preparacao do planejamento educacio nal. Em poucas palavras significa ensaiar um novo modo de encaminhar a diagnose necessaria para o estabelecimento dos marcos principais de prioridades e estrategias de desenvolvimen to educacional.

  3. Inácio Araujo

    12/04/2011 20:27:55

    Não sei o que dizer a respeito de tratamentos psiquiátricos. Mas estou de acordo com quem diz que existe uma margem de acaso na vida, que isso é incontrolável. Sem dúvida.

  4. Inácio Araujo

    12/04/2011 20:24:43

    Talvez você esteja certa, Patricia. Talvez a gente tenha necessidade de dizer alguma coisa, nem que seja besteira, na hora do luto. Mas, sobretudo, não era bem em "segurança" no sentido repressivo da palavra que eu pensava, e provavelmente não me exprimi bem. O incômodo, para mim, é a escola ppública ser um espaço de enorme descaso pelas crianças. Isso começa com Jarbas Passarinho, lá atrás, e não foi consertado ate hoje.

  5. Tadeu Nascimento

    09/04/2011 19:45:48

    Parabéns pelo post sensato e ao mesmo tempo questionador.

  6. CELSO DS

    09/04/2011 10:06:00

    Pois é Inácio, deve haver aí um componente fanático-religioso daqueles. Certa feita ouvi de um ateu: dizem que ser ateu é execrável. Mas não me consta que os ateus saiam por aí matando pessoas em nome daquilo que dizem acreditar. Lógica irretocável!

  7. Amanda

    08/04/2011 16:47:54

    Sabe o que é pior? Um monte de alunos estavam no pátio, porque faltou professor para uma das aulas. Isso já acontecia quando eu era aluna de ensino público, e deve acontecer sempre. O ensino público é uma piada. Você só consegue entrar em faculdade depois se for para uma particular, ou se estudar sozinho, se esforçar por fora, porque se depender do ensino não vai dar mesmo.Não foi só falta de segurança. falta tudo para essas crianças.

  8. marcos nunes

    08/04/2011 16:42:02

    Quem alude ao fato dele ser calado, ensimesmado, como característica que denote propensão à violência é tudo, menos científico. O discurso também segundo o qual há uma "natureza humana" violenta também não bate; várias formas de cultura e civilização eliminaram a violência de seu seio, o que se dá é que nossa sociedade é herdeira de um processo civilizatório em que a violência é a principal forma de "persuasão" (mais corretamente: coerção). Em nosso modelo, a violência simplesmente funciona. E o fato de existirem dominados porque se negaram a combater para defender seus modos peculiares de vida ratifica o poder da violência, e torna os pacíficos não-evoluídos, nesse tipo de julgamento.

  9. Maicon Paim

    08/04/2011 16:30:36

    O curioso é que todos ressaltam o fato do assassino ser introvertido e calado. Mas isso não ajuda em nada. Afinal, milhões de pessoas são assim e nem por isso cometem crimes como esse ou qualquer outro tipo de violência. Isso só ressalta a nossa inócua pretensão de tentar explicar o que aconteceu. Por mais que a ciência evolua, o ser humano sempre será um mistério para ele mesmo.

  10. Maicon Paim

    08/04/2011 16:23:38

    Concordo Marcos, mas a questão é que não somos só razão. A agressividade e a violência estão sempre latentes, e uma hora ou outra elas irrompem, e algumas vezes da forma mais nefasta possível.

  11. marcos nunes

    08/04/2011 13:47:57

    "Se tem uma coisa que a história humana comprova é que a vida sempre dá um jeito de ferrar com a nossa patética noção de que a “razão” nos livrará dos infortúnios."O que não nos impede de ser racionais, muito pelo contrário.

  12. jóse silvio de melo silva

    08/04/2011 12:57:46

    Como enteder o que se passa na mente de um piscopata quando na realo que vale mesmo à lembrar, é de como o assassino se comportava em meio a sociedade antes desse inesplicavel ocorrido?....É facil jugar os outros desse modo tão mesquinho em que a midia manipula as nossas cabeças!!!Mas, se coloque no lugar dele... a midia especula que ele tinha alguns envolvimentos com fanatismo religioso,que era portador do HIV e também tinha perdido o pai quando criança.Sei que o ocorrido não justifica nenhum ato tão desumano.Porem,pessoas inteligentes aprendem com seus erros,e pessoas sabias aprendem com os "erros dos outros".....o que você seria em uma situação como essa? O que os nossos governantes poderiam fazer para mudar a situação do nosso país educacioanal??...A logica do tempo é quebrada através de como vamos nos interrelacionar com os nossos pares.Lucifer pensa como os homens,mas Deus pensa na salvação desses!!!Quero deixar bem claro que não estou ao lado desse assassino,mas não sou eu que devo julgar, e sim aquele que sabe os principios maiores de todo esse quadro que vai ficar na mente de nós (Brasileiros) por um bom tempo.Jesus.Só ele pode julgar......,só ele tem esse direito!!!Muitas pessoa falam em fim de mundo....mas eu falo em recomeço, e tentar mudar o quadro da situação não é facil.Mas qual seria a graça se fosse facil??? Sei que pode ser um estagil complicado e que perdure por anos,mas a como fazer.Formar jovens sem repetidores de informações, e sim pensadores seria um bom começo. Só assim poderiamos deixar de ter piscopatas em nossa sociedade, a ter futuros genios que mudarão o país.As familias das vitimas deixo meus creditos de sentimento!

  13. Maicon Paim

    08/04/2011 11:02:53

    Falar em segurança e saúde pública é falar em controle. Há uma crença cega na "utopia do controle". Achamos que se formos bons cidadãos, sensatos e pagarmos os impostos "compraremos" o bem estar e a segurança. Por acaso alguém conhece o exemplo de alguma nação por mais "desenvolvida" e "civilizada" que seja que não sofre com injustiça, desigualdade ou violência? Nos EUA, chacinas em colégios se tornaram parte do "calendário anual de eventos do país". Todos sabem que a escola é e sempre foi um território de injustiça e violência, portanto, em vez de perguntar "por que algo assim acontece?", devíamos nos perguntar: "Como não aconteceu antes?"Gostamos de assumir o papel de especuladores e a inútil tarefa de procurar por culpados: falta de segurança? fanatismo religioso? ineficácia da saúde pública? Estado obsoleto? capitalismo selvagem? natureza humana?Se tem uma coisa que a história humana comprova é que a vida sempre dá um jeito de ferrar com a nossa patética noção de que a "razão" nos livrará dos infortúnios.

  14. Patricia Cornils

    08/04/2011 10:46:22

    Mas Inácio, confundir mecanismos de vigilância e segurança com qualidade da escola é um pouco demais, não? Eu prefiro as públicas, espaços públicos, onde as pessoas podem entrar e de onde podem sair, do que ver essa cultura da paranoia em relação ao outro, comum em prédios, condomínios, escolas particulares, sendo reproduzida em tudo. E criando uma autoalimentação em torno dela mesma. Isso também é violência e também gera violência...

  15. marcos nunes

    08/04/2011 08:50:54

    Não sei, Inácio, se um aparato de segurança resolveria a questão. São, por exemplo, poucas escolas particulares que utilizam detectores de metais. Um ex-aluno teria facilidade em entrar em qualquer delas.Esse pobre louco, deixado só em uma sociedade que não se importa com os destinos humanos, faria o mesmo em qualquer lugar do mundo, como aliás tantos outros já fizeram, mesmo em uma sociedade fanática por segurança, como a do País dos Idiotas.Estão corretas as observações sobre o abismo de classes, o "trabalho" danoso da ditadura, o sistema educacional ruim. Mas o crime, em si, foi de uma fatalidade incontrolável, com muitos condicionantes que levaram à realização. Tudo que poderia dar errado deu certo, e o certo era muito, muito errado.O que não se pode é, em razão desses fatos, se criar um clima de insegurança absoluta, com caça às bruxas, treinamento anti-terrorista para inspetores de colégio e outras paranóias made in USA.

  16. Suyene Correia

    08/04/2011 08:24:45

    Olá, Inácio, concordo com suas colocações, mas penso que é necessário acrescentar aí, ao seu desabafo, a questão da saude pública também. Lembre-se que o indivíduo que ocasionou essa matança era um desequilibrado mental.Com a desativação dos manicômios (e não sou a favor da volta dos depósitos de loucos, como funcionava a maioria), hoje o número de leitos é limitadíssimo nos hospitais de urgência, para pacientes com transtornos mentas, quando existem.Logo, não se tem como tratar um paciente em crise e nem sei ao certo, como anda o acompanhamento ambulatorial dos esquizofrênicos, psicóticos, entre outros.Além da segurança nas escolas, há também que se olhar para a saúde pública que não lembro o dia que esteve bem "das pernas".

  17. Carlos A. M. S

    08/04/2011 08:00:44

    Espero que com esse custo tão alto que algumas pessoas tiveram que pagar, alguma providencia seja tomada.Um aprendizado cruel.

  18. ricardo cqc

    08/04/2011 01:48:23

    ESSE CARA É UM LOUCO, TALVEZ, ELE ESTAVA SEQUINDO UM RITUAL MALIGNO.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso