Blog do Inácio Araújo

Xuxa vs. Massaini

Inácio Araújo

Estranha disputa, essa entre Xuxa e Aníbal Massaini, por conta de “Amor, Estranho Amor”.

Xuxa havia conseguido interditar a saída do filme em vídeo, nos anos 1990, que poderia representar certo perigo a sua imagem de “rainha dos baixinhos”, até porque ela fazia uma cena de nu em companhia de um menino.

Não me parece que o essencial fosse o fato de abalar uma imagem de “fadinha”, mas, ao contrário, escancarar o fato de que a “rainha” era extremamente erotizada, o que contribuía, aliás, para o sucesso do programa também entre os altinhos.

Mas não sabia que o produtor, no acordo, recebia US$ 60 mil anuais.

Bem, agora, o prazo do contrato terminou, se é que entendi bem, e Aníbal resolveu não renová-lo.

Isto deve ser de direito dele, tudo bem. Mas, se de fato recebeu essa mesada de Xuxa por todos esses anos, diria que agora sua atitude é pelo menos duvidosa moralmente.

Por outro lado, me parece absurda essa história de ir à Justiça interditar obras de arte ou trabalhos intelectuais, quer gostemos deles, quer não.

SIDNEY LUMET

Seria preciso uma retrospectiva alentada para se verificar tudo que Lumet trouxe ao cinema (e separar isso de seu enorme ego, admita-se).

Retenho por ora apenas com seu filme mais recente: “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”. Existe uma espécie de abismo entre a capacidade de Lumet observar e mostrar o mundo e a média do cinema. Alguém duvida?

Lumet morreu no último dia 9.

  1. Assunta Weingarten

    18/07/2011 17:25:00

    Hi there, a very good read and it sometimes just takes someone to post something like this to make me realise where I've been going wrong! Just added the site to my bookmarks so will check back now and then. Cheers.

  2. Inácio Araujo

    21/04/2011 13:02:30

    Marcos, por alguns outros motivos não é impressão que me ficou dele. Mas, veja bem, acho que um criador não precisa ter ego pequeno, talvez nem deva. A modéstia nem sempre é uma virtude.

  3. Inácio Araujo

    21/04/2011 13:01:03

    Putz,, Celso, acho que escrevi sobre esse filme para a Folha. Você encontra lá comentário a respeito. Eu acho difícil ,não gostar, não é?

  4. Maria Teresa

    14/04/2011 18:02:20

    Xuxa está a caminho de completar meio século de vida e ainda tem fantasias de menina-moça. Deve ser muito triste não saber conviver e aceitar o próprio passado ainda mais ela que conseguiu o sucesso, prestígio, poder e dinheiro com tão pouco talento. Imagino que quando ela ouve falar sobre o Pelé ela deve correr desesperadamente para o banheiro para lavar a boca.

  5. geovna

    13/04/2011 17:20:58

    VC TEM DIREIRO

  6. GEOVANA

    13/04/2011 17:19:47

    VC GEOVANA NAO TEM DIREITO DE FALA ISSO DA XUXA

  7. GEOVANA

    13/04/2011 17:16:54

    ESSA FOTO E DE PAREDE E MUITO OSADA SEM REPEITO VOCE E UMA COROA

  8. Leandro Caraça

    13/04/2011 13:46:54

    Após acompanhar o cinema de Lumet e ler a respeito por tantos anos, essa é a primeira vez que vejo alguém reclamar do 'enorme ego' do cineasta.

  9. Guilherme

    12/04/2011 16:35:50

    Inácio, só essas linhas para o Lumet?

  10. João Batista

    12/04/2011 12:08:15

    Como é q a Xuxa quer mudar seu passado. deveria assumir tudo que fez. Está com vergonha de ter sua imagem aranhada por ela mesma. Ela recebeu pelo trabalho ou não? Esse trabalho ajudou ela a ficar mais famosa ou não? Xuxa sempre fez trabalhos e recebeu por eles...Com Pelé, com Airton Senna, com o cara da Manchete...entre outros.Tudo q ela tem que fazer é aceitar o passado e saber tirar proveito...Como sempre fez.

  11. IRENE SILVA

    11/04/2011 20:59:46

    QUANTA DIFERENÇA ENTRE A XUXA DA TELEVISÃO PARA A XUXA DO CINEMA CLANDESTINO. É QUASE COMO SE ELA FOSSE A PROTAGONISTA E A ANTAGONISTA DELA MESMA. PODE-SE COMPREENDER A SAIA JUSTA DE XUXA, MAS É UMA SITUAÇÃO BIZARRA, SURREAL.

  12. Marcos Anton Nogelli

    11/04/2011 13:48:01

    Lumet:- Perai Inácio, "enorme ego" do Lumet? Sempre tive a impressão contrária, lendo entrevistas deles, vendo a participação dele nos extras de DVD de "Rede de Intrigas', "Veredicto", mas em especial lendo o excelente livro dele, "Fazendo Filmes" (Rocco). Lumet sempre enfatizou o cinema como um processo coletivo, como não se via como uma espécie de guru isolado que criava sozinho, e como acreditava que Paddy Chayefsky era tão "autor" do "Rede de Intrigas" quanto ele. Quando lista grandes cineastas em "Fazendo", Lumet não se coloca entre eles. Duvido que um Lars Von Trier agisse assim :)

  13. Marcos Anton Nogelli

    11/04/2011 13:47:15

    Xuxa Vs. Massaini:- Xuxa é uma péssima comunicadora, cujo trabalho com as crianças sempre teve reduzido valor educacional/cultural. - Anibal Massaini tem trajetória pessoal e familiar no cinema, mas é responsável por duas picaretagens dantescas: a refilmagem de "Cangaceiro" e o documentário sobre Pelé que tem a pachorra de afirmar ao final, que Pelé é respeitado como compositor de MPB (sic). Haja puxa-saquice e chapa-branquismo.- Ambos estão errados. Xuxa que esquecer o passado, e no íntimo acho que sabe que foi uma honra trabalhar num filme belíssimo de um titã de nosso cinema (inclusive por que parece que ela se refere com carinho ao Khoury, reservando raiva para o Massaini). Massaini por querer explorar de forma picareta um filme que nada tem de exploitation, pelo contrário, é mais dirigido ao circuito e ao espectador de arte. Tenho certeza que Khoury ficaria p... da vida com isto. E lembremos que Massaini produziu outro filme de Khoury (“As Feras”, filmaço), que por discordâncias comerciais com o diretor, manteve os negativos dento de um cofre por alguns anos. - E tem mais. Com o advento da Internet e dos videos nela, em menos de dez minutos qualquer um acha em dúzias de lugares espalhados pelo mundo, "Amor, Estranho Amor" completo ou somente os trechos de "sacanagem", seja os de Xuxa, ou os de Vera Fischer e coadjuvantes. E tem mais dois: cansei de ouvir reclamações de amigos e desconhecidos (em conversas de rua, etc) contra o filme: “poxa, mas é só isso achei que tinha mais putaria”, ou mais engraçado ainda, “mas esta porra não era um filme de sexo explícito? A Xuxa não transava com o garoto?”.

  14. marcos nunes

    11/04/2011 09:18:41

    Está mais que na hora da Xuxa crescer e olhar para seu passado sem querer varrê-lo da memória pessoal e pública. Amor estranho amor foi mais um filme na carreira de um cineasta que viveu e filmou sob a pesada influência de Antonioni, com algum grau de oportunismo no relevo que dava à nudez de suas estrelas. O filme é inofensivo; relançado, terá o público que não teve em sua época, e poderia até arranhar um tantinho a reputação da benfeitora de Massaini que, parece, age de maneira ambígua para não evidenciar (pelo menos muito) a chantagem sobre Xuxa.Mas estamos no século XXI; ei, Xuxa, acorda!

  15. CELSO DS

    11/04/2011 07:56:46

    Inácio, desejo que ao falar mais do Lumet, se espiche também "Antes que o Diabo...,filme que muitos gostam e outros nem tanto.Abraço.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso