Blog do Inácio Araújo

O Homem ao Lado

Inácio Araújo

Há filmes que provocam impacto, mas, uma hora depois, a gente é incapaz de lembrar do que viu: não marcam.

Há outros que não impressionam na hora. Mas, depois, as imagens não saem da cabeça. O filme cresce. É esse o caso, comigo, do filme argentino “O Homem ao Lado”.

Fui revê-lo no fim de semana e confirmei a boa impressão. Não é um filme perfeito. Mas é essa coisa que vem se tornando rara: é intrigante. Termina a sessão, você vê todo mundo conversando, trocando idéias…

A trama é mínima. Leonardo é um designer de sucesso internacional. Vive em La Plata numa casa desenhada por Le Corbusier (um personagem assegura, no filme, que é a única dele na América; alguém cá fora sustenta que existe outra no Chile). Uma casa magnífica, claro.

Esse homem se crê acima do mundo, ou antes, livre dos importunos que o mundo pode causar a nós, mortais. Mas eis que seu vizinho, um tipo grosseiro chamado Victor, decide abrir uma janela bem para a tal casa.

O incidente se torna motivo de mortificação para Leonardo.A mulher (uma chata, na verdade) o pressiona. Ele tem de abandonar seu casulo de proteção e se relacionar com o homem ao lado. Exigir que tape a janela, etc.

O filme é o questionamento de Leonardo, mas não o promove pela psicologia, pelo drama. Isso vem, em parte, pela comédia (a cena em que Leonardo e o amigo pedante escutam música é das melhores).

Vem também por certos procedimentos formais: a hiper-estetização da casa, por um lado, e por outro a desconexão entre os ambientes da casa (nunca chegamos a formar uma idéia de conjunto) são dos mais marcantes.

Um filme que lembra um tanto o trabalho de Anna Muylaert aqui no Brasil, inclusive pelo humor e pela forma indireta de abordar o aspecto social da história (que não é o único, longe disso).

Mas não deixa de lembrar “O Invasor” do Beto Brant, embora neste o terror não esteja ao lado, e sim venha da periferia (nesse sentido, a solução do filme argentino me parece mais intrigante).

  1. Gustavo

    30/08/2011 10:56:46

    Acabei de assistir o filme e mais do que "O Invasor", me lembrou "Cabo de Medo". *****

  2. Yasmine Sances

    17/07/2011 23:53:23

    Hi there, a very good read and it sometimes just takes someone to post something like this to make me realise where I've been going wrong! Just added the site to my bookmarks so will check back now and then. Cheers.

  3. Nana

    10/07/2011 22:45:50

    Inácio,acabei de assistir o filme " o homem ao lado", realmente um filme que incomoda, Li sua critica e gostei muito, queria pontuar algumas coisas e saber sua opinião.De um lado um profissional liberal bem sucedido, o designer Leonardo, vivendo em uma casa asseptica, que não parecia ser habitada por seres humanos, de tão limpa, tão organizada, tão sem vida, nem parece que tem uma criança na casa e esta se recusa a manter um dialogo com o pai.É o típico intelectual, que precisa de silêncio e isolamento para produzir. Do outro lado temos o personagem Victor, um homen rude, que ora nos intriga pela sua suposta ingenuidade ora nos parece violento, um marginal e tememos pelo que possa acontecer, o filme vai se desenrolando e vemos como Leonardo se acovarda e inventa mentiras com mêdo de enfrentar tanto Victor como a esposa. A brincadeira na janela com a garotinha na primeira vez me pareceu só uma maneira de conquistar simpatia, mas da segunda vez não deixa dúvida que o Victor é pedófilo, a dança com a banana é bem sensual e fiquei na dúvida se o assalto na casa não tinha sido uma armação do Victor para bancar o salvador pois tem uma cena anterior ao assalto onde um dos rapazes que invadem a casa estava com a camisa do Messi e logo atras dele me pareceu ter visto Victor, e tb quando Victor banca o salvador ele entra na casa gritando uma coisa tipo assim " vcs passaram dos limites " como se já conhecesse aquelas pessoas, mas acho que o outro assaltante não teria atirado nele, enfim fica para cada um interpretar como quiser mas me pareceu que ele sabia ou convivia com aqueles marginais. De todo jeito ele salva a menina dos marginais ( mas não dele ). Aí entra o pai,o Leonardo e toma aquela decisão final, muito triste, mundo cão...

  4. Daniel

    06/07/2011 01:34:25

    Enquanto via o filme não conseguia parar de pensar em Nabokov. O nome da menina é Lola. Mais obvio impossível.

  5. Cláudia Mogadouro

    24/06/2011 00:30:17

    Também adorei o filme, mas adorei de cara, saí do cinema encantada. Depois discuti com meu grupo de cinema (Cinema Paradiso) e o filme ainda cresceu mais. Também pensei em "O Invasor". Achei interessante a forma como ele vai mostrando a burguesia decadente que se envaidece com o fato de muitas pessoas ficarem observando a casa, porém, se nega a dialogar com quem propõe uma aproximação. Filme incõmodo, engraçado e profundo.

  6. Sergio Beni Luftglas

    13/06/2011 09:48:38

    Caro Inacio (nome do meu falecido e querido pai) AraujoAdorei o filme... repito, adorei!!! E, acredite, também me lembrei do filme "O Invasor".Um amigo espirito de porco levantou esta possibilidade: Victor tinha interesses pedófilos com a filha do Leonardo (quero acreditar que ele só queria entreter a garota).Vou te contar uma coisa curiosíssima: eu e os meus dois amigos estavamos discutindo o filme até o exato momento que entramos no elevador do frei caneca... la estava a Geise Uniban Arruda... toda repaginada e sexy... meu amigo, daquele momento em diante, o papo passou a ser ela... que virou uma especie de celebridade e que daria uma historia bem curiosaUm dia, se você tiver um tempinho, visite o site que edito: www.pindaiba.com.br (nele, seção Os duros se divertem) divulgamos um monte de mostras e promoções relacionadas a cinema.

  7. Claudio R S Pucci

    06/06/2011 11:01:20

    Obrigado, Inácio, por colocar em palavras exatamente o que senti ontem ao ver esse filme. Saí meio mal do cinema e à primeira vista achei que o filme tinha poucos méritos por ser arrastado demais e desagradável demais. Todos os personagens são chatos e aquela casa era meio assombrosa. Só que meia hora depois as imagens não saíam da cabeça e eu continuava a falar do filme, a dissecar aqueles personagens etc etc etc. Realmente é algo de impacto e que o faz uma boa diversão no cinema!

  8. Inácio Araujo

    30/05/2011 13:21:59

    He he. Abraço, caro.

  9. Inácio Araujo

    30/05/2011 13:20:57

    É aquela coisa, João Paulo: o filme tem sido exibido no circuito Espaço, o que significa que é um circuito espalhado por várias cidades. Também é dirigido com sensibilidade. Espero que chegue. Estou por aqui dos piratas. abraço

  10. Eduardo Valente

    29/05/2011 07:55:03

    inácioeste filme é extremamente desagradável. e, sim, isso é um elogio.

  11. business review

    28/05/2011 06:15:58

    Ele esta envolvido com uma nova produtora e talvez apenas talvez se interesse pelos direitos do seu livro para um filme. E por fim Jonathan Dempsey que esta na cidade para assinar o contrato de mais um filme. Ele esta fazendo um filme de espionagem mas prometeu aparecer hoje a tarde.

  12. João Paulo

    26/05/2011 10:39:22

    Corringindo:"...foi ou tem alguma chance de chegar fora do eixo Rio-São Paulo ?"

  13. João Paulo

    26/05/2011 10:37:42

    Inácio, vc sabe se esse foi e tem algo chance de chegar fora do eixo Rio-São Paulo?Queria muito velo; mas parece que na minha cidade só ta passando filme de pirata!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso