Blog do Inácio Araújo

Carlos, Hitch, Demy

Inácio Araújo

“Carlos” está terminando. Quarta (dia 15) passa o último capítulo na TV5 Monde. Não dá nem vontade de falar, porque quase ninguém mais tem a TV5.

Só que “Carlos” é uma obra-prima. Mesmo quem não viu os primeiros capítulos se deixará fascinar pela aventura do mais famoso terrorista do século 20, tal como narrada por Olivier Assayas.

O terceiro e último segmento é o da decadência. Nem por isso menos interessante do que os demais. Um filme essencial para conhecer a Europa (e Oriente Médio) da segunda metade do século passado.

Hoje começa Hitchcock, a maior mostra que já houve. Total. Todos os filmes dele. E ainda um pouco de TV. Pena que a obra completa entra no CCBB e sua sala minúscula, apenas. Pelo que me disseram, uns 20 filmes vão para o Cinesesc. Melhor que nada e menos bom do que se fosse tudo. A mostra merecia.

E há também uma mostra Jacques Demy na Cinemateca, segundo me disseram. Não sei quando começou. Mas Jacquot de Nantes também não é pequeno, não. E a sala da Cinemateca é uma beleza.

  1. Chelsea Mondok

    24/08/2011 23:07:35

    This was genuinely enlightening. Thanks. ! !

  2. Camelia Cowper

    18/07/2011 12:34:47

    You've got a great blog there keep it up. I'll be watching out for most posts.

  3. Thiago Julian Kostecki

    18/06/2011 16:30:01

    A Mostra Hitchcock impressiona. Assisti Sabotador ontem, dia 17, no CCBB SP. Tenho que dizer que foi uma experiência das mais significativas que tive no cinema: assombrosa. Cenas impressionantes, como a da fumaça negra engolindo a parede branca do galpão, no momento da sabotagem, por si só demonstravam o completo domínio de um artista. Aquele filme foi feito para se assistir no cinema. Aquela fumaça ultrapassava os limites da tela: parecia nos engolir também.Os filmes em película de 35 mm são de tamanha qualidade, que penso em minhas experiências com os dvds, e ela se desbota.Um corpo que cai estava um vislumbre. É realmente uma pena que passará apenas mais uma vez no CCBB SP, e NÃO passará no CINESESC, uma tela maior.Seria maravilhoso ver em sessões extras pelo menos Sabotador e Um corpo que cai no CINESESC...

  4. CELSO

    16/06/2011 19:50:43

    Inácio,Belíssima a KIM na foto acima no filme "Vertigo". É o meu preferidode Hitch e quiçá do rol de filmes de todos os tempos. Gostaria imen-samente de revê-lo na tela grande, coisa que fiz no início dos anos60. Infelismente resido no interior do estado e a locomoção paraa capital é sempre difícil. Tenho de contentar-me com as imagensem DVD.Abraço.

  5. Thiago Borges

    16/06/2011 12:00:03

    Interessante é que "Carlos" será lançado em Blu-ray pela Criterion Colelction, em setembro se não me engano, claro em sua versão integral

  6. Guillermo Matías

    16/06/2011 07:31:29

    "Carlos" e "White Material" da Claire Denis foram as melhores coisas que vi no ano passado. Já estou querendo rever a fita do Assayas.

  7. Henrique

    15/06/2011 15:12:32

    Olá, Inácio.Um dúvida: a imagem do meio é do Duas Garotas Românticas (Les demoiselles de Rochefort), do Demy?Quanto a Carlos é uma obra prima mesmo. Acho a melancólica terceira parte a melhor de todas. Abraço

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso