Blog do Inácio Araújo

O insuportável Harry Potter

Inácio Araújo

A revista francesa Les Inrockuptibles não está entre aqueles que fazem do último filme de “Harry Potter” um sucesso.

Em sua carta de 20/7, Thomas Pietrois-Chabassier expõe suas razões.

Mesmo para os fãs do jovem aprendiz de feiticeiro me parece que será interessante conhecer o seu inverso.

Eu fiz a tradução, ali, em cima da perna, mas acho que o total está fiel ao sentido:

“Personagem inodoro, incolor e sem gosto, Harry Potter é um adolescente sem grande interesse, um rapaz intelectualmente banal em um universo extraordinário. Seus únicos traços de caráter são qualidades de idiota: bravura e suscetibilidade (só não fica nervoso quando fala de seus pais). Suas forças são inatas e tudo o que ele adquire deve a seus protetores (amigos, professores). O que o torna excepcional (sua vitória sobre Valdemort, quando bebê, sua cicatriz, seu lado “eu sou o eleito”) ele deve apenas a sua mãe. E é aí que se situa toda a questão da criatura de J.K. Rowling.

Em cada filme (bem/muito fiel aos livros), os personagens que ele encontra pela primeira vez têm sempre a mesma frase: “Então você é Harry Potter. Você parece com seu pai. Só os olhos que não, os olhos são da sua mãe.”

Mas Harry Potter não tem apenas os olhos de sua mãe. Ele é os olhos de sua mãe. Ele é um ponto de vista neutro, uma porta de entrada nesse mundo fabuloso, uma verdadeira câmera viva, levando, como, prova, essa capa de invisibilidade que ele leva todo o tempo ou esses óculos redondos que se tornaram o símbolo do personagem, tornando-se um par de olhos e lhe oferecendo o ponto de vista onisciente do narrador.

Obra maternal, a saga Harry Potter é sobretudo maternalista, vampirisando a figura do filho até em seus pesadelos para não fazer dele senão um garotinho sabido, respeitador das regras (quando ele é subversivo é porque tem autorização do diretor), bom aluno, bom em esportes, zeloso da memória de sua mãe e virgem (seu coração bate por uma garota tão enfadonha quanto ele, que ele beija só no final do último episódio, com 18 anos, e com quem se casará) e a quem as peripécias surgem ao acaso para transformá-lo em herói, em líder apesar dele.

Harry Potter é o filho de plástico sonhado por J.K. Rowling, o filho sem paixão nem falhas, seu orgulho, o anti-punk, o bom filhinho de mamãe. É por isso que nós nunca gostaremos dele.”

Thomas Pietrois-Chabassier

  1. characteristics of popular girls

    01/09/2011 01:40:33

    I am suffering from a tiny problem. It appears to be I can't subscribe your RSS to my reader. I am just attempting to try this for google's rss reader. A lot of other individuals happen to be reporting this difficulty.

  2. sleep less

    01/09/2011 00:32:43

    Wonderful blog post! :) I appreciate posting.

  3. Lisa Swiss

    25/08/2011 12:46:39

    Não é a minha personagem favorita nem filme preferido, mas é com certeza um ícone do cinema e da literatura. Graças ao Harry Potter muitas crianças começaram a ler verdadeiros livros, inclusive em inglês para poder ler antecipadamente a história. Desperta a imaginação e o espírito de entre-ajuda nos nossos jovens, que bem precisam... O mundo precisa de mais Harry Potters.

  4. hemp

    06/08/2011 08:04:12

    Titulo do Livro 4......Harry Potter um garoto de onze anos e um poderoso feiticeiro. ....Compreendendo o que realmente e essa Nova Ordem Mundial e como esta sendo implementada gradualmente voce podera ver o progresso dela nas noticias do dia-a-dia!!....Apos ler nossos artigos voce nunca mais vera as noticias da mesma forma....Agora voce esta com a .. THE CUTTING EDGE ....Resumo da Noticia O quarto volume da serie Harry Potter ja tem data de lancamento.

  5. Samantha Moura

    29/07/2011 19:27:55

    Aprenda a escrever os nomes dos personagens certo primeiro, depois vá ler o livro um pouco e depois você pode analisar como quiser, antes disso não venha falar sobre o que você não sabe !

  6. Carolina Vasconcelos

    27/07/2011 20:59:48

    usei algumas partes de um trabalho de graduação para ilustrar.

  7. Carolina Vasconcelos

    27/07/2011 20:57:36

    "crianças para sempre, no pior sentido do termo".Querido, não existe sentido ruim no ser criança. Como psicóloga infantil, achei um absurdo você se referir ao termo "criança" como um adjetivo para coisas ruins, rasas, sem complexidade.A crítica atual de produções literárias ultiliza o adjetivo "adulto" como marca de aprovação. Como se a literatura dita infanto-juvenil não fosse complexa ou profunda o bastante para merecer o tempo gasto com ela. Se um homem de mais de 50 anos afirma ainda gostar de anões, gigantes e fadas, é mais provável que ele sejá ridicularizado por sua demência senil do que louvado pela perpetuação de sua juventude.Mas C.S.Lewis diz que "hoje gosto de vinho, coisa de que não gostava quando criança, mas não deixei de gostar de limonada. Chamo isso de crescimento. Se eu simplesmente deixasse de gostar de limonada para gostar de vinho, isso seria uma simples mudança". De fato, o processo de crescimento acarreta várias perdas, mas essa não é a verdadeira essência dele. A associação dos Contos de Fadas com a infância é algo, na verdade, acidental.Antigamente, os Contos de Fadas não eram histórias feitas para crianças. Apenas se deslocou para essas faixas etárias quando "caiu de moda" nos círculos literários, tal como acontecia com a mobilia das casas vitorianas, que ao cairem de moda, passavam a habitar os quartos das crianças. E, é claro, como nem toda literatura infantil é fantástica, nem toda história fantástica é infantil.O mundo infantil tem, acredite, uma complexidade muito maior que o mundo adulto. Mas você nunca entenderá isso. Você já cresceu...

  8. Vagner

    27/07/2011 16:33:17

    kkkkkkkk! eu ri e escrevi errado : é VOLdemort e não Val... kkkkkkk

  9. Vagner

    26/07/2011 22:19:49

    O sujeito tem um olhar muito restrito do personagem. Primeiro porque os filmes são muito reducionistas. Em segundo porque, a despeito de suas fraquezas, a saga de Harry Potter, quer sim mostrar um herói as vezes vulnerável, as vezes assaz forte o bastante para enfrentar a própria personificação do mal na figura de Valdemort. No entanto, o q fica na verdade, é q Potter não faz nada sozinho. Seus amigos são determinantes em todos os episódios da saga. Pode se não gostar das histórias de JK Rowling, mas falar mal sem argumentos plausíveis, cheira a rabugice e leviandade.

  10. Dhanillo Britto

    26/07/2011 19:42:35

    O Thomas Pietrois da a entender que a J.K não teve imaginação o sulficiente, li todos os livros e garanto que qualquer um que leu sabe que os filmes não contam nem 50% da historia que realmente se passa nos livros da J.K. Portanto ele ta falando de algo que tem um acesso muito popular pra julgar(filmes). Leia mais um pouco e esqueça a informação mastigada da industria comercial do cinema.

  11. Fuck

    26/07/2011 16:34:29

    Não se pode criticar o que não conhece, quem concorda com ele é um ignorante. A saga é incrivel e não ensina nada além de valores morais que numa sociedade como a nossa deveriam ser buscados. E outra coisa, o Harry não é o filho perfeito, quem diz isso nem se deu ao trabalho de abrir um dos livros da saga. O cara se achou o entendido de todos os assuntos pra vim falar isso né, então me explica uma coisa se é tao ruim assim como pode ter conquistado tantos fãs? Ah, ta. Só isso. Vai tomar um banho, francês ridículo.

  12. Tadeu

    26/07/2011 15:44:44

    Thiago, tem toda razão. Harry Potter criou uma geração de crianças - e muitos adultos - imbelicilizados, que vao ser crianças para sempre, no pior sentido do termo. Abaixo a Infantilização.

  13. Tadeu

    26/07/2011 15:41:47

    Ai, criança, cresce. Descubra que o mundo existe muito mais do que Harry Potter, e já inventaram uma palavra para HATER em português. Inácio ganha pouco? Seu comentário prova sua ignorância . ele é o maior críiico de cinema no brasil e trabalha na folha. E vc? ah, sim, vc tem 15 anos espinha na cara e é virgem. Desse jeito vai continuar sendo por anos...

  14. Thiago Borges

    26/07/2011 14:44:20

    "JK, uma das maiores autoras da história"Depois de ler isso, fiquei com muita dó de F.S.Fitzgerald, Orwell, Joyce, Faulkner, Tolstoi, Woolf, Dostoiévski, Dante, Garcia Márquez, Saramago, Steinbeck, Milton, Shakespeare, Hemingway, Machado... coitados, não merecem uma comparação dessas....

  15. DELL MARTINS

    26/07/2011 14:27:17

    O problema, é que quando surge algo que nos leva ao divertimento, surge sempre alguém ou algo para destruir essa idéia. CRITICOS,aomeu ver, são pessoa frustradas que pensam que entendem de tudo, mas são individuos incompetentes que não conseguem aparecer na midia e então produzem comentários idiotas para denegrir a imagem e quem consegue se sobressair. Esse Sr. metido a psicólogo e entendido,deveria saber que Harry Potter representa a figura de um jovem de carater , inteligencia, com o dom de envolver as pessoas. É um trabalho feito para divertir aqueles que querem apenas assistir um bom filme desse genero. Mas tem que aparecer um cretino FAMOSO QUEM? para destruir uma idéia. O ser humano tem que aprender a ser feliz sem destruir os outros.Seria bom esse IMPORTANTE CRÍTICO procurar outro emprego. SUa capacidade para denegrir HARRY POTTER não vai sequer arranhar o SUCESSO do filme.

  16. Fernanda

    25/07/2011 22:32:36

    Valdemort?!!?!? AFF aprenda a escrever direito!

  17. William de A P

    25/07/2011 18:51:32

    O que eu li: Sou um Hater de Harry Potter e ganho pouco dinheiro criticando.

  18. Laurent

    25/07/2011 14:59:39

    Ótimo artigo. Não detesto os filmes da série, pois acho que, no quadro do cinema debilóide atual, eles possuem algumas qualidades inegáveis. É só comprar o HP com Crepúsculo pra ver que estamos diante de dois produtos muito diferentes. O universo no qual as histórias se desenvolvem é muito rico, repleto de criaturas cuja amoralidade destoa da tendência maniqueísta do cinema ocidental. Mas o que sempre impediu HP de ser algo mais do que um entretenimento passável está justamente na pobreza do personagem principal. Não há conflito interno algum na cabeça do jovem bruxo. Ele nunca sequer manifesta a vontade de exercer o poder que todos lhe atribuem. É um personagem totalmente sem sal e fica difícil para o público criar qualquer identificação com ele.

  19. gabrieli

    25/07/2011 14:04:21

    eu amooooooooooooo Harry potter ♥

  20. roberto

    25/07/2011 11:35:04

    é engraçado como a educação é baseada simplesmente na possessão dos medos e das ignorâncias dos pais... nada mais do que isso... a noção de cultura, desenvolvimento cultural na infância com obras mais ousadas como num filme deveria ser algo importante... mas mesmo assim existem filmes fantásticos que são sublimes, críticos e ao mesmo tempo não violentos, não sexuais... como "história sem fim"... mas a série "harry".... é um prato cheio para "pais" egoístas e sem sentido nenhum de cultura em suas vidas e, principalmente, na dos seus filhos... "quem nasce na lama, vai viver assim pra sempre e educará suas crias como tal"... dá medo dessa sociedade porca!!!

  21. Thiago Borges

    25/07/2011 11:02:22

    Tenho certeza que o Inácio ri aos montes enquanto lê esses comentários, um mais descabido que o outro.Quer dizer então que qualidade se mede com faturamento em bilheterias e venda de livros? Faz-me rir...O colega Chico Amorim resumiu perfeitamente: essa é a geração formada pelos livros do Harry Potter, jovens que aceitam qualquer coisa que lhes é oferecida como algo perfeito, irretocável e, pior, intocável.

  22. Delandro

    25/07/2011 01:29:12

    Mais infantil e birrento nunca vi. Que texto mais Hater, só ódio. No duro é inveja de não partilhar o lucro, finaceiro ou social, que a série conquistou. E aos outros digo, a minoria sofre calada, igual a vocês, nessa bosta de blog. Vão ver filme do Woody Allen e do Lars Von Trier, deixem os blockbusters pros jovens sem cultura ( no bom sentido). Vaõ rezar, vocês estão precisando...Ê inveja. Harry Potter já é a franquia cinematográfica mais satisfatória do cinema (Bilheteria+Crítica). Vão se informar.

  23. Victor Augusto

    24/07/2011 23:59:49

    Esse comentário inútil mostra a sua plena ignorância sobre a história. Não me parece válido alguém que nem ao menos se deu o trabalho de saber sobre a história ou, no mínimo, ler o livro, fazer um crítica.Embora eu acredite que não tenha sido o Harry a derrotar o lord das trevas, existem várias interpretações conforme você entende e encaixa a história - O que através deste texto, com certeza, é notável a falta de capacidade analítica do que o fez -. JK, uma das maiores autoras da história, que ficará marcada para sempre por ter feito uma história tão rica de sentimento e por ter criado algo tão grande e surreal, mostrou inúmeros pontos além de "Harry protegido pela mamãe".Me soa engraçado que ele queira aplicar a sua ignorância e opinião insignificante a pessoas que acompanharam tudo isso durante uma década. E a propósito, é Voldemort.

  24. MGM

    24/07/2011 23:54:04

    Isso mesmo!Qualquer um que não saiba isso - que não tenha esse módico de erudição - é mesmo um ignorante.Mas voce, Maxwell, é smart!PS: já que há comentadores que não sabem o que é "enfadonho", adianto que "módico" quer dizer "um pouco".

  25. Bruno Cerqueira

    24/07/2011 22:18:37

    estas coisas não fariam, claro, nao fizessem, mandei mal aí em cima. Mas nao foi publicado mesmo...

  26. Paulo

    24/07/2011 21:20:49

    Concordo com o artigo. HP é o filho de plástico sonhado por J.K. Rowling. Porque o grande sucesso? As pessoas, em geral, gostam de fantasias e superficialismo, e querem sobretudo se divertir. A escritora acertou em cheio esses quesitos com essa grande idéia e nos momentos certos. Se bem que no início foi difícil para ela, pois quem leu sobre sua carreira constatou que ela recebeu alguns "nãos". É como ganhar numa loteria - J.K. Rowling é sortuda!! Falei!

  27. Chico Amorim

    24/07/2011 20:30:48

    Não sei quão importante pode ser meu post no debate já que li só o primeiro livro quando tinha uns 14 anos e desisti dos filmes no terceiro episódio por achá-los.... bobos. Mas vamos láJunto com o Venâncio acho estranhíssimo as pessoas confundirem valore$ com valores. Quantidade e qualidade. Que as pessoas, e pelo visto os 'novos' jovens, considerem um fator de qualidade serem tratadas como Massa. Tristemente, sintomático.Incrível também a aversão que Críticos de cinema provocam nas novas gerações. Fico pensando como o fascínio que um Paulo Emílio ou um Serge Daney provocavam parecem tão distantes. Outra coisa a delatar é o nível da qualidade de leitura. As pessoas vêm ao blog do Inácio e ficam o chamando de Thomas, parecem não terem entendido que o tal Thomas é um crítico francês ao qual o Inácio traduziu um texto. Tout explicites no post do Inácio, citação de fonte, tudo direitinho. Parece-me então que foram ESTES os leitores que a tal senhora JK Rowling formou. E ficou rica, PODRE DE RICA, pra felicidade geral com isso. Comemoremos então.Por fim, não vejo a menor relevância em Harry Potter. Como FENÔMENO, interessa-me onde algo realmente acontece: aqui, por exemplo, neste debate, o verdadeiro resultado da saga, e não algo em Hogwarts; E percebamos como em partes este debate assume um tom agressivo, como só por terem lido as palavras 'insuportável' e 'harry potter' na mesma frase já chegam aqui com sangue no olho para linchar o autor e, na pressa, erram até o alvo por má interpretação. Presumo, nem interpretaram. Atiraram logo.

  28. ana

    24/07/2011 20:16:12

    Pois me parece uma crítica baseada mais na inveja e despeito que no conhecimento da obra. Ademais, acho ótimo que existam filmes e livros que resgatem valores como amizade, lealdade, amor, respeito aos mais velhos, e que eu possa assistir com meus filhos sem ver uma cena de sexo gratuita ou uma rebelião sem causa pra algum crítico idiota não achar que o protagonista é um garoto de plástico.

  29. roberto

    24/07/2011 19:43:34

    a série Harry Potter é tão ruim e ingênua quanto seus fãs!!!

  30. Beatriz

    24/07/2011 19:09:59

    Na verdade vc está erradissímo!! Harry Potter é o melhor filme que eu ja assisti no mundo !!E vc só esta com ciumes porque ele é famoso e vc não!

  31. Marcos Anton Nogelli

    24/07/2011 18:09:56

    Ah, saudades de usar meu bordão....................Post na capa do UOL....................... começam as invasões bárbaras...........Mas Inácio o texto do cara é uma bobagem, uma loa muito chulé em prol de uma rebeldia de comercial de jeans. É o clichê do anti clichê, o chavão do ir contra um suposto status quo. Queria o quê? Que Potter organizasse um protesto contra o currículo da escola de bruxaria onde estuda? Na verdade, o comportamento do guri ao longo da série (só vi os filmes, médios no total, com uns dois bons de verdade) é sim, de uma rebeldia. Para reparar o assassinato da mãe e do pai, ele tem que adotar uma série de ações que estão longe de serem de bom-moço inofensivo, e de atitude legalista de ser de plástico. Só que este francês, com certeza entupido de transgressismos pret-à-porter (já fui leitor da “Inrockuptibles”), queria uma rebeldia mais berrada, óbvia, punk, quem sabe usando uma camiseta de Sex Pistols.No mais, alerto: para vários de seus posts sobre a temporada em Bolonha fiz comentários, nenhum saiu publicado, conheço gente com quem aconteceu o mesmo. Acho que o sistema estava com problemas.

  32. Bruno Cerqueira

    24/07/2011 16:27:52

    "não sobrou na mídia um único ícone ou referência de contestação juvenil."Isto é uma piada, né? O que mais tem por aí nas últimas décadas, é ícone de rebeldia contra o sistema mau. Serrar punhos e urrar slogans contra "tudo isto que aí está". Com certeza estas duas panaquices ("Potter" e "Crepúsculol") fizeram sucesso por conciliar um tom de romance de formação com sentimentos por pai, mãe, sistema, etc, que não os são numa maneira (atenção pasolianos, vou citar sacaneando um filme pier paolo, que não é dos melhores dele): "Matei meu Pai,comi carne humana e tremo de alegria".Para o mundo cultural, ser jovem virou sinonimo disso.Justamente talvez se não houvesse rebeldia por rebeldia estas coisas não fizessem tanto sucesso.

  33. Venâncio

    24/07/2011 15:44:26

    Comentário aleatório: confundir sucesso comercial com qualidade é um erro dos grandes. Pra mim, todos os comentários que incluem "ah, mas a autora ficou rica" ou "ah, mas o filme faturou milhões" servem de nada.

  34. Witch Giselle

    24/07/2011 14:54:23

    A crítica nem merece esclarecimentos de minha parte,pois o sucesso da saga fala por si! E esse Thomas não sei das quantas é um irresponsável que escreveu sem causa e noção baseando-se em filmes??isso é jornalismo de esquina,e só para constar que o referido editor não teve acesso aos livros ele escreveu:"Em cada filme (bem/muito fiel aos livros), os personagens que ele encontra pela primeira vez têm sempre a mesma frase: “Então você é Harry Potter. Você parece com seu pai. Só os olhos que não, os olhos são da sua mãe"...tah certo que essa frase é clichê nos filmes,mas acho q é mencionado apenas 2 vezes ao longo de sete livros.

  35. Dennison de Oliveira

    24/07/2011 14:52:13

    "Anti-punk" é o adjetivo q melhor o caracteriza nesse texto. Incrível como a mídia censura, pasteuriza e bloqueia qq manifestação de rebeldia da juventude atual, essa q sempre foi a fonte universal de todo inconformismo, toda revolta, toda crítica. Dos vampiros mormons e cabaços do "crepúsculo" ao sanitarizado harrypotter passando pelos bestificados e bestializados "emos" não sobrou na mídia um único ícone ou referência de contestação juvenil. Não podemos acreditar nisso, lógico. Em algum lugar - com certeza entre os periféricos e excluídos - iremos encontrar os integrantes da "banda de música da revolução", q é como Lenin se referia (no bom sentido, lógico) à juventude. Na mídia eles jamais terão vez!:P

  36. Frederico Neto

    24/07/2011 14:20:13

    Texto certeiro nos apontamentos e muito importante para o momento atual. As manifestações nesse post demonstram a potência de uma boa crítica. Demonstra também o quão raso é o público de Harry Potter. Um bando de moleques de apartamento revoltadinhos por lerem uma verdade.

  37. Morgana

    24/07/2011 13:57:12

    O mais interessante e que Inácio Araujo e Chabassier jamais alcançarão a fama, sucesso e DINHEIRO de J.K. Rowling.O texto parece despeito e inveja. Mas só parece. Tenho certeza que não é. Kkkkkkkkkkkkk

  38. Andrea

    24/07/2011 12:52:12

    Pois bem, acompanhando os meus filhos li os livros assisti aos filmes. Gosto muito de Harry Potter, acho bacana que ele seja um `heroi` absolutamente comum, que vive apenas as circunstancias, que precisa de ajuda... Algumas ideias que aparecem na obra são especialmente importantes: 1. Voldemort e Harry são, a princípio, iguais, diferentes apenas por suas escolhas e sentimentos - aqui enfrenta-se a malfadada ideia de determinismo criminal (velha, ultrapassada e absolutamente comum nos nossos dias); 2. Algumas outras questões igualmente antigas, mas que infelizmente ainda estão muito presentes no mundo também aparecem como autoritarismo, tortura, eugenia, escravidão, sociedade de classes... É bacana que as crianças possam pensar nisso tudo de uma forma lúdica, que o valor do amor, da amizade, do caráter e da gentileza sejam reforçados. Podemos dizer que a obra é normativa, iluminista, etc... mas não dá prá educar filhos sem parâmetro ético e neste quesito HP é impecável, permite pensar muitas coisas e rende discussões incríveis entre as crianças, inclusive do ponto de vista ético. Bem, esta é, evidentemente, a observação de uma mãe, rsrs

  39. Carol

    24/07/2011 12:47:53

    Acho que todos os sensatos fãs de Harry Potter que estão opinando maravilhosamente bem aqui sabem que Thomas estava sim, fora de si quando escreveu essa "crítica" na revista. Se o Harry é tão enfadonho como diz, porque que o último filme arrecadou 400 milhões de dólares só no primeiro fim de semana de sua exibição? Porque que essa é a saga mais rentável de todos os tempos (batendo até 007 e Star Wars)? Porque que quando vamos aos cinemas, todas as sessões já estão esgotadas?O que deve ser enfadonha, sem interesse e banal é a vida desse cara que conseguiu fazer a crítica mais sem noção e incabível que já existiu.

  40. Alê

    24/07/2011 12:20:47

    O sucesso fala por si... Gostar, ou não, é subjetivo. Todavia, não podemos negar que os livros devolveram aos nossos jovens, e até à alguns adultos, o gosto pela leitura e os prazeres de sonhar. Meu caro crítico, em seu lugar, eu tomaria mais cuidado em fazer suas as palavras de qualquer "trouxa".

  41. Quel

    24/07/2011 12:15:51

    Concordo. Foi graças ao 'Harry Potter e a pedra filosofal' que eu aprendi a gostar de ler aos 14 anos de idade. Hoje, dez anos depois, adoro ler todos os tipos e gêneros.

  42. Quel

    24/07/2011 12:11:21

    Plágio ou não. Foi a série de livros da J.K.Rowling que que fez sucesso e conquistou fãs de todas as idades e de todo o mundo.

  43. Luiz Paulo

    24/07/2011 12:09:41

    Galera apesar da historia se um tanto fantasiosa tem uma ideia moral muito forte,criticas sempre vão aparecer temos que respeitar. Essa sem DUVIDA foi uma historia que nos revela o que nos queremos para nos mesmos Afinal todos nos temos um "BEM EM COMUM"

  44. Carolina Vasconcelos

    24/07/2011 12:09:07

    Sou escritora e reconheço as várias falhas na história do bruxinho, mas sinceramente essa é uma crítica muito rasa... Não sou crítica nem escrevo para jornais famosos, mas em minha humilde opinião de escritora e leitora, acho que para se falar de algo (seja bem ou mal) é necessário que se busque o máximo de informações possíveis. Então penso que o autor deste texto pecou quando se baseou apenas nos filmes para escrevê-lo. Se essa pessoa leu os livros precisa repensar com urgência sua carreira porque não conseguiu, em momento algum, passar a nós, leitores, que sabia do que estava falando. Em vez disso, passou uma imagem de alguém sem profundidade alguma no assunto e, por isso, um péssimo profissional de sua área.

  45. Rodrigo Nunes - CAMPOS(RJ)

    24/07/2011 12:08:14

    É claro que essa carta escrita pelos franceses tem todo um aspecto cultural / histórico envolvido. O brasileiro quando o lê apenas pensa em defender seu ponto de vista e analisar o conteúdo do texto em si.Lembremos que deve ser para os franceses, que se consideram a grande nação pensadora deste planeta, horrível ver uma obra por mais simples e banal que possa parecer, batendo recordes de vendas nos livros, nos filmes, sendo a mais vista da historia do cinema , deixando uma simples escritora como a britânica mais rica do mundo, assim como é o ator que interpreta o harry no cinema.Britânica? Oh, esqueci de mencionar ... OS FRANCESES IGNORAM A EXISTÊNCIA DOS BRITÂNICOS.Por isso , nunca os franceses, e seria extremamente impressionante se o fizessem de forma diferente, nunca os franceses gostarão de qualquer historinha escrita por um britânico que não tenha a idéia sido proposta , anteriormente, por um francês.

  46. warner abreu vanderlei

    24/07/2011 11:56:02

    Eu gosto dos filmes e dos games.Não me importo com quem não gosta, e não encontrei na critica nenhum argumento valido para confirmar a opinião do aritculista.

  47. Rafael

    24/07/2011 11:52:05

    O ser humano é interessante quando não consegue compreender ou ver a beleza em alguma coisa a 1ª coisa que faz é criticar! O Thomas se incomoda tanto vc, por que vc "perdeu" tanto tempo redigindo esse texto e procurando na net notícias que são contrárias a Harry Potter! Note que coloquei PERDEU entre aspas, por que vc apenas criou mais uma forma de elogiarmos e defendermos Harry Potter. Se Harry Potter não fizesse a mínima diferença na sua vida, vc não escreveria nem ao menos uma linha sobre ele.Tenho 27 anos, NÍVEL SUPERIOR, ESPECIALIZAÇÃO, sou MESTRANDO, profº e coordenador de um curso técnico, e amo fazer parte dessa "Geração Harry Potter". Se vc não consegue ver a beleza nisso preocupe-se com outras coisas!

  48. Maxwell

    24/07/2011 11:50:52

    Cara ! Você é tão ignorante que nem sabe que Harry beija a sua amada quando tinha 16 anos ! Ele não aparece com 18 anos nem nos livros , nem nos filmes .

  49. Guido

    24/07/2011 11:49:11

    Melhor comentário.

  50. Neije

    24/07/2011 11:24:05

    Abra os olhos e veja alem dos filmes de Hollywood e afins, alem das series e novelas da Globo. Esta acontecendo muita coisa no mundo e estamos nos ocupando com assuntos fúteis.por favor, assistam cidadão kaine, prepare-se e dieta do palhaço. Muitos segredos não sabemos...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso