Blog do Inácio Araújo

Fim da seca: enfim começa a Mostra

Inácio Araújo

É quinta! De quinta para sexta! No fim de semana, enfim: com a Mostra começando, nós aqui de São Paulo deixamos a imensa seca que tem sido o ano cinematográfico.

Aproveitaremos para, minuto a minuto, lembrar Leon Cakoff. Vamos sentir falta dele entrando na sala, trazendo os convidados para falar antes das sessões, chamando de lado para falar de um filme que considerava ótimo, reclamando de algo que não deu certo…

Haverá a retrospectiva Kazan, com vários títulos que há muito tempo não se vê: “Baby Doll’, “Um Homem na Multidão”, “America America” entre outros.

Haverá coisas interessantes da Itália: um Marco Bellocchio em registro intimista, muito terno, e um “Habemus Papam”, do Nanni Moretti.

Isso das coisas que eu já vi, entre elas o bom filme dos Dardenne.

O filme da Mostra, “Mundo Invisível” é quase sempre muito forte, e por vezes é genial mesmo. O episódio do Manoel de Oliveira é extraordinário: me lembra aqueles títulos de faroestes: rápidos e mortais.

Enquanto não começa, o DVD vai me segurando.

Há um ótimo lote da Lume, circulando, com o “Trem Noturno” do Kawalerovicz, e o notável “Billy Budd” de Peter Ustinov.

Por falar nisso, outro dia eu estava em frente ao Espaço Unibanco e uma grande operação de polícia pegou o pessoal da pirataria de calça curta.

É impressionante, porque tiraram camelôs e tudo mais ali da região da Paulista, mas só a pirataria cinematográfica continuava lá como se fosse o mais comum dos comércios.

Quero avisar que não tenho nada contra eles. Quem se opõe à pirataria são, de um modo geral, os grandes piratas da indústria cultural.

Tem companhia que vende produtos vagabundos, mal traduzidos e com discos de última qualidade por preços extorsivos. Eu não compro filme deles de jeito nenhum. Não estou me referindo, claro, à Lume, à Versátil, ao selo ligado ao Reserva Cultural, que lutam honestamente para sobreviver em condições mais que hostis.

Mas eu não preciso dizer dizer o nome dessa companhia em que estou pensando (no mais muda de nome mais que atriz pornô). Fico por aqui.