Blog do Inácio Araújo

Kid Kennedy vs. Roda Viva

Inácio Araújo

Enquanto Roda Vida, na Cultura, sintonizava-se com o lançamento de um livro e com a própria TV (não pública) e entrevistava Boni, ex-diretor da Globo, Kennedy Alencar dedicava seu programa, na Rede TV! (comercial) a divulgar o pouco conhecido deputado Marcelo Freixo, do PSOL do Rio.

Na verdade, nós aqui, fora do Rio, só sabemos de Freixo porque inspirou um personagem de “Tropa de Elite 2” e porque teve de sair por um tempo do Brasil, enquanto esperava ter proteção adequada.

Compreende-se que ele seja tão ameaçado. De repente chega um cara nada dogmático (ao menos nas questões de segurança) e diz que milícias são muito mais perigosas do que esses traficantes de chinelo de dedo apresentados como grande ameaça nacional.

No programa (que pode ser assistido em três partes aqui), ele explica direito por quê. No que é ajudado pelo entrevistador, sóbrio e eficiente. A milícia é no mínimo um caminho para a organização mafiosa. Tem poder político e de corrupção. Os traficantes são pouco mais que pobres coitados. As milícias ainda não foram atacadas no Rio (pode ser estratégico, mas isso é outra história).

Enfim, o cara é interessante do começo ao fim e combativo idem. E íntegro. Não é “divertissement”. O que talvez explique o completo (repito: completo), ensurdecedor silêncio da mídia a seu respeito.

Enquanto isso, na TV pública ouvimos amenidades sobre a TV. Não é que se deva ter sempre programas graves sobre coisas terríveis, mas é que na última segunda-feira o contraste ficou um tanto escandaloso.