Blog do Inácio Araújo

É sábado, na Cinemateca

Inácio Araújo

A manifestação que a ABD marcou, em frente à sede da Cinemateca Brasileira, ''em defesa da própria'' acontecerá no sábado, às 16h.

Esperemos que os professores das escolas informem seus alunos da importância de aparecer por lá: não se trata de estar contra ou a favor de qualquer governo ou governante, mas de entender que a Cinemateca é um lugar onde se depositam filmes. E que se não tem direção, se não tem corpo técnico, os filmes tendem a deteriorar.

Os profissionais do cinema se sentirão naturalmente interessados na questão, que afinal diz respeito à preservação e difusão de seu trabalho.

Não gosto de difundir boatos, mas eles correm céleres e são os mais infelizes, a começar pela hipótese de um ''head hunter'' em busca do diretor geral perfeito.

Já disse mil vezes que uma coisa é investigar o que aconteceu na gestão passada. Isso é legítimo. Não se pode é, por isso, parar com tudo.

Como já disse alguém: você não tira alguém de um cargo como esse sem ter um substituto já engatilhado.

Em Portugal

A Cinemateca Portuguesa, que ao contrário da nossa é pequena e muito organizada, está em risco.

Por favor, quem se interessar pode procurar no arquivo, alguns posts atrás, como participar de um abaixo-assinado em defesa da instituição.