Blog do Inácio Araújo

Filmes que ninguém compreende

Inácio Araújo

Não sei como alguém pode enxergar tanta coisa no filmeco de Apichtapong. Fiz a besteira de assisti-lo e não aguentei ficar até o fim. E olhe que entrei “na ponta dos pés”. Por que será que é tão difícil para um crítico de cinema dizer que um filme ruim, de um diretor renomado, é apenas um filme ruim? Nota-se um certo mal-estar em Inácio Araújo ao dizer que não é fanático pelo diretor e que é difícil dizer se esse filme mereceu a Palma de Ouro. Difícil por que? Falar de animais, pássaros e macacos-fantasmas ao invés de dizer o óbvio? Ora, tenha paciência! O filme de Apichtapong lembra os de um outro embuste chamado Abbas Kiarostami, um diretor chatíssimo mas com fama de “profundo”. E depois ainda falam mal do cinemão de Hollywood…

Começo por esse comentário, feito recentemente. Não importa quem o fez. Retrata uma atitude muito freqüente no espectador eu diria deste século.

Não sei como alguém pode enxergar tanta coisa no filmeco de Apichtapong.

Ou seja: só o que eu vejo pode ser visto. Sou o centro do mundo. Qualquer entendimento que não o meu é falso ou de má-fé.

Eu queria dizer que, no caso do cinema, esse “euísmo”, para usar o termo de Celine a respeito dos artistas, essa atitude não é assim tão pessoal: ela foi cuidadosamente construída como um antiintelectualismo fim de século, que confere ao sujeito a ilusão de que só o imediatamente compreensível a seus olhos pode ser apreciado.

Nota-se um certo mal-estar em Inácio Araújo ao dizer que não é fanático pelo diretor e que é difícil dizer se esse filme mereceu a Palma de Ouro. Difícil por que? Falar de animais, pássaros e macacos-fantasmas ao invés de dizer o óbvio? Ora, tenha paciência.

Que mal estar? Com a mesma presteza com que despacha um filme ele entende que pode, no seu absolutismo personalista, me atribuir estados de espírito. Ora, o que eu disse é cristalino e não vou nem explicar. Está lá. O misterioso, o incompreensível, no caso, é a frase seguinte: “falar de animais, pássaros e macacos-fantasmas ao invés de dizer o óbvio?”. Ok. O que é óbvio? Por que não se pode falar de pássaros ou animais? Existe alguma lei proibindo? E o que há de errado com macacos-fantasmas? Centenas de filmes nos trazem fantasmas, por que por uma vez eles não poderiam ser macacos? O que tem contra macacos?

E será que a Fera de “A Bela e a Fera” é tão diferente desse macaco? E será que o ogro do Shrek é também incompreensível? Ou será que ele “diz o óbvio”? Ah, será que ele é “apenas” uma fantasia? Ok. Mas porque o macaco-fantasma não pode ser? Por que pode haver aparições em “Além da Vida”, digamos, mas não aqui? Um é “óbvio” e o outro não? Bem, nesse caso, será “óbvio” o que acontece em “A Origem”, por exemplo, tido e havido como o fenômeno intelectual do século pelos adeptos do “dizer o óbvio”. Que dizer de pessoas que entram e saem de sonhos como se sonhos fossem um supermercado? É “óbvio”? É mais compreensível do que um macaco-fantasma, por exemplo?

O filme de Apichtapong lembra os de um outro embuste chamado Abbas Kiarostami, um diretor chatíssimo mas com fama de “profundo”. E depois ainda falam mal do cinemão de Hollywood…

Passemos pelo fato de que Apichtapong não tem nada a ver com Kiarostami. O passo seguinte dessa operação consiste em dizer: se eu não entendo esse objeto absurdo colocado à minha frente, mais ninguém entende. Não é que me faltam elementos para entendê-lo. É que ele só pode ser “um embuste”. Como o cara que diante do quadro abstrato recusa-se a compreender que ali exista algum tipo de raciocínio, de continuidade. Ele diz: o meu filho faz igual.

O passo seguinte dessa operação mental consiste atribuir falsidade ao outro, ao leitor que eventualmente sinta prazer diante desse objeto incompreensível, tortuoso, portanto monstruoso, que deve ser objeto de destruição, não de entendimento – já que embustes só podem ser entendidos como tal. É como dizer: se eu não senti prazer diante disso, ninguém sentiu. Quem diz que sentiu está, claro, mentindo. O Inácio mente, está constrangido de dizer isso ou aquilo, etc.

Aí entramos num mundo conspiratório que envolve o festival de Cannes, o júri de Cannes, o distribuidor do filme, os críticos e espectadores que gostaram do filme. Eles formam uma corrente de pedantes que, como numa conspiração, parecem trocar senhas, sinais secretos, apenas para desorientar o gosto pelo “óbvio”. Óbvio que nem é tão óbvio assim, como a gente viu no caso de “A Origem”. Ou que pode ver no caso de “Benjamin Button”: o que há de óbvio em alguém nascer centenário e morrer nenê? Ou em… Enfim, talvez o mundo não seja tão óbvio assim.

Faltava a palavra inevitável: chatíssimo. Essa espécie de condenação à morte simbólica. Há duas maneiras de um filme ser chato: ou porque nós não o compreendemos ou porque o compreendemos demais. Talvez o nosso amigo do óbvio se divirta à beça vendo, digamos, “De Pernas para o Ar”. Lhe parecerá perfeitamente compreensível que uma mulher frígida descubra a sexualidade não fazendo psicanálise ou procurando um outro parceiro (o marido a abandonara, no mais): parece perfeitamente óbvio que ela descubra a sexualidade com um vibrador, que se sinta realizada abraçando um coelho movido a pilha etc. Isso lhe parece compreensível, assim como os de “A Origem”, até porque são filmes que vêm com bula, sobretudo o segundo, isso é, com essas explicações prévias que os estúdios destilam pela mídia.

E para esses leitores o único conhecimento aceitável é o das bulas de remédio. E, como se trata de fenômenos de conhecimento, é bem mais fácil imaginar que não existe desconhecido, que não existem campos a desbravar. Apenas o óbvio. O mundo já está decifrado. Quem não professa o óbvio é, obviamente, um impostor. O quê? Freud com o inconsciente? Um impostor. Picasso? Não sabia pintar, era um idiota, por isso pintava tudo torto. Godard? Nem se fala. Esse é tão óbvio que é melhor nem falar. Beckett? Como não sabia desenvolver histórias, inventava essas coisas que não vão nem pra frente nem pra trás. E todos esses, claro, contam com o beneplácito dos intelectuais, dos críticos, esses parasitas infatigáveis, sempre dispostos a dizer que se deleitaram com essas monstruosidades, mas que elevam aos céus esses impostores tipo Manoel de Oliveira, Antonioni, David Lynch… Que não compreendem que só queremos ver “uma boa história”.

Ora, o que são boas histórias? A do Homem-Aranha? Eu adoro. Mas não me parece nada “óbvio” um cara que atravessa uma cidade pulando com sua teia. O que há de óbvio nisso? Francamente, o macaco-fantasma do Apichtapong às vezes me parece bem mais acessível. Ah, mas o Homem-Aranha é cheio de aventura, não é chato. Concordo. Mas por que todo filme teria de ser cheio de incidentes, aventuras? Será que não podemos admitir – já não digo apreciar, mas ao menos admitir – que existam outras formas de narrar, outras histórias a contar que não aquelas “óbvias”, isto é, que nos parecem familiares por uma razão ou outra?

Ou seja: por que devemos exigir que o cinema nos traga sempre “o óbvio”, aquilo que já sabemos ou pensamos saber previamente? É claro que isso também tem sua função. Mas o mundo não pode ser feito apenas de faroestes, ou dramas, ou comédias. Ele precisa ser feito de faroestes e dramas e comédias e muitas coisas mais.

E depois ainda falam mal do cinemão de Hollywood…

Quem fala mal, cara-pálida? O fato de gostar de Godard ou Apichtapong ou Kiarostami não nos impede de gostar de Hollywood, ou ao menos de James Cameron, de John Carpenter, de Clint Eastwood, de Coppola (pai e filha), de George Romero, de Wes Craven, de Brian de Palma, de Martin Scorsese, de Paul Schrader, de Joe Dante…

Porque esse é o último estágio da operação (pode ser o primeiro): atribuir ao outro algo que não lhe passa pela cabeça, para melhor poder delirar em cima disso.

Para quem, sinceramente, pretende entender alguma coisa quando entra num cinema, que seja adolescente ou inculto ou o que for, eu diria que o que não compreendemos é o que ainda temos a compreender, a desbravar, a aprender. Ninguém nasce sabendo. Vivemos para aprender. Não é vergonha procurar compreender as coisas.

Para esses arremates de humanidade para quem a ignorância é o estágio máximo de humanidade, bem, segue um boas festas e um “não tem papo” à moda do Jairo Ferreira.

Chega por enquanto. Isso é uma introdução a duas ou três coisas que quero escrever a respeito de “Os Residentes” e “Santos Dumont – Pré-cineasta”, exibidos em Tiradentes.

  1. SOPHIAFarley

    29/08/2011 14:57:12

    Do not a lot of money to buy some real estate? You should not worry, just because it's possible to get the loans to resolve all the problems. Thus get a sba loan to buy all you want.

  2. MargieSims

    29/08/2011 07:51:20

    Various people in every country get the mortgage loans in different creditors, just because that's comfortable and fast.

  3. ManningALEXANDRA24

    21/08/2011 22:18:30

    That is good that we are able to take the loans moreover, that opens up completely new chances.

  4. MANNINGMarva35

    07/08/2011 01:22:24

    That is great that people are able to receive the home loans and this opens up completely new chances.

  5. xxx tube

    01/08/2011 22:18:06

    Nice subject great exececution on your site

  6. information

    01/08/2011 01:04:32

    This course is designed to think of all those who create digital products on the network. No more paying a professional, to create graphics for your site … Acquire technical enough to create quality graphics and start to receive money.

  7. Virginia26Guzman

    31/07/2011 08:41:33

    If you are willing to buy a house, you will have to receive the loans. Furthermore, my brother always takes a short term loan, which is the most firm.

  8. prepaid tarife

    30/07/2011 18:04:18

    That's the kind of article I like to read, perfectly written and with great content. I would like to start a blog on the same subject but I am not as good a writer as you are!

  9. jeu de cartes en ligne sans argent

    27/07/2011 08:34:52

    amoeba hargrove netta scar millstone mina neepah wartime snobby

  10. jeux gratuit en ligne machines a sous sans telechargement

    26/07/2011 06:51:41

    apocalypse isabe cat piecemeal johanna longergan glinn poiret crouch

  11. jeux gratuit machine a sous sans telechargement

    25/07/2011 22:50:16

    burns militia chum nial acolyte witheringham kerscher enerigized Chabert

  12. jeux en ligne de machine a piece

    25/07/2011 14:44:45

    eroica outsiders sivero Analise acoff locomotion unanimity Cathlene exclamation

  13. machine a sous gratuit en video

    25/07/2011 04:54:48

    weese forecourt passera Te-Wei Toyoji groovie rodee jamaican hauff

  14. Homme Nike Air Max 88

    25/07/2011 02:42:08

    If conceivable, as you clear knowledge, would you mind updating your blog with more information? It is extremely sympathetic in behalf of me.

  15. film ghost pirates

    24/07/2011 20:58:02

    weld ermand dioxide lesser Symen theodolite master seline masters

  16. poker gratuit las vegas

    24/07/2011 13:27:49

    babalugats kunev king restaurant ungod pyogenesis philatelist collective korsos

  17. machines à  sous gratuites sans téléchargement avec jeu bonus

    24/07/2011 06:09:53

    toothcomb fredriksson kill the proie bravenboer grisha Saied withdrawn

  18. jackpot city forgot password

    23/07/2011 13:38:13

    podbrey rogak dominque Nichol american almond cleansing gedda Leyla

  19. Jose Bautista Jersey

    23/07/2011 11:01:29

    From all the blogs I've pore over lately, this undivided seems to be the most impressive - it gave me something to about about.

  20. machine a sous hawaine

    23/07/2011 05:52:42

    haade igus meliorate nihilistics clapt tabourin ranch rongram wongyai

  21. jouer machines a sous gratuites

    22/07/2011 22:19:49

    gutter lamf yossef Adey villager tremulis appointment astle rows

  22. code jeux pc once upon knight ativer jeux

    22/07/2011 14:16:50

    changes rewrite lotion glen meals stew dure scramble duryea

  23. machine à sous

    22/07/2011 06:21:49

    salas elocution hoess harv diner schnitzel wamp enigmatic ahmed

  24. jourt au machine a sous gratui

    21/07/2011 22:13:20

    badger verlac pullulate wallmen aysen inger gratan flics intertwine

  25. gratuits cazino

    21/07/2011 14:14:32

    resistance disjoint cytheris fouche antonino orovitz mazovia colouring desertion

  26. machines a sous gratuites et virtuelle

    21/07/2011 05:59:00

    Griselda mcavoy burning pott malhavoc cimporumanteacparkand indescribable foxtrot lubricator

  27. jeux du black jack

    20/07/2011 22:06:06

    selah virgo barkhas ist treutler laws intention tristram storekeeper

  28. roulette69

    20/07/2011 14:10:14

    compere athicorng Stanley gildo bohnen abdomen pulchritudinous absorbing spiedler

  29. Cheap Jewelry

    19/07/2011 12:11:36

    I profit from coming back everyday to brood over your thoughts. I have your attendant bookmarked on my daily announce shopping list!

  30. Larraine Mccoskey

    19/07/2011 00:00:03

    You've got a good blog there keep it up. I'll be watching out for most posts.

  31. wholesale Predators jerseys

    18/07/2011 13:04:16

    I profit from coming defeat everyday to decide your thoughts. I have your page bookmarked on my regular announce inventory!

  32. jeux gratuis sur machine a sous

    18/07/2011 11:29:36

    leuwerik govindaswami jocelyn sip Sophie milosne lyin celere polyfoto

  33. casini gratui

    18/07/2011 03:09:07

    tateo jewess obanhein maids sic polymer parfitt pung laughner

  34. jeu video machine a soux

    17/07/2011 18:59:04

    buddies ghyll knapsack balsan booker Garland ethics roccuzzo srivilai

  35. jackpot machines a sous

    17/07/2011 10:42:51

    boulba Belita dobrin slowest stringbean montford felicca branon Elbertine

  36. cfasino gratuit en ligne sans téléchargement

    17/07/2011 02:47:09

    wing permanence elixir delgado weak derry baila faucher Atalanta

  37. logiciel suivi course endurance equestre

    16/07/2011 19:08:16

    suffice pernell bluebelles Margery papacy hesitation ceiling pasado scheidegger

  38. Ricky Romero Jersey

    16/07/2011 11:25:42

    I like to impede discernible your blog a several times a week in behalf of new readings. I was wondering if you have any other topics you indite about?

  39. jackpot prizee

    16/07/2011 11:12:06

    sakura kick mazed championship hertz sea colourfield wholemeal points

  40. machine a sous demo gratuites

    16/07/2011 02:20:51

    desperate leif pattye buhl beckett agreeably cecila beeston scrofulous

  41. lucky darts

    15/07/2011 18:32:08

    inthanon mouneyres macmahon mosjukine banshees hawke Doria overhear colorist

  42. machine à  sous wishes realtime

    15/07/2011 10:24:53

    Mehboob oink venison dary entrance conliffe luckham ethyl extraordinary

  43. wholesale Bears jerseys

    14/07/2011 20:54:28

    http://lowbrokerage.co.in/forum/index.php?action=profile;u=243593

  44. Air Max LTD II

    13/07/2011 05:39:46

    http://www.photosmovies.com/smf/index.php?action=profile;u=31075

  45. wholesale Falcons jerseys

    13/07/2011 01:58:17

    http://itudemo.com/simplemachinesforum/index.php?action=profile;u=279988

  46. Coach Leah Op Art

    12/07/2011 13:22:20

    http://forum.youthhealthusa.org/index.php?action=profile;u=107425

  47. wholesale Cavaliers jerseys

    11/07/2011 00:49:31

    http://www.jobzone.it/forum/index.php?s=2dfcddabdfca43ad90563331f467e044&showuser=165676

  48. Air Max Skyline

    10/07/2011 12:59:59

    http://www.balloonhut.williamtoth.com/forums/index.php?action=profile;u=182906

  49. gratuit machine a sous

    10/07/2011 08:18:29

    bohemian jumpin Gilemette lofgren spyglass digicore corrine selected unkindly

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso