Blog do Inácio Araújo

Quem ganhou Cannes?

Inácio Araújo

Com toda franqueza, não me lembro.

Claro, se consultar os arquivos, o nome aparece. Mas não preciso de nenhum arquivo para lembrar de Lars von Trier e “Melancholia”.

Ou seja, ele soube como chamar a atenção sobre si. É uma arte.

Hitchcock a dominava como ninguém, na era clássica: tornou-se ele próprio um personagem.

Depois houve Godard. Sabia se fazer amado e odiado. Para cada ocasião tinha uma frase cortante. Uso o pretérido não porque ele tenha morrido, mas porque representa um tempo já passado. Hoje ele continua um bom publicitário, mas mais por inércia.

Na atual geração, Von Trier parece ser o único a topar essa parada. Desde o Dogma, num momento em que o blockbuster esmagava tudo que encontrava pela frente.

Ele conseguiu, com muito barulho e produções mínimas, impor o cinema nórdico. É um aspecto importante do cinema, goste-se ou não dele (da publicidade e de Lars).

  1. Kelsey30Bond

    07/08/2011 18:23:44

    The loans suppose to be important for people, which want to organize their business. In fact, that is not very hard to receive a secured loan.

  2. ONEILL29VELMA

    06/08/2011 15:42:39

    When you are in uncomfortable position and have got no money to move out from that, you will need to receive the business loans. Just because that would help you for sure. I get term loan every single year and feel myself fine just because of that.

  3. Clemons35Theresa

    31/07/2011 18:02:32

    I had a desire to start my commerce, nevertheless I did not have enough amount of cash to do this. Thank God my close colleague said to use the home loans. Thence I received the car loan and made real my old dream.

  4. Inger Delaughter

    18/07/2011 08:57:15

    Thank you, a great read - added to favourites so will head back for new content and to read other people's comments. Cheers again.

  5. luiz mello

    11/06/2011 09:53:13

    Oh Inácio, não entendo como um cara inteligente como tu compra o Trier até hoje, os filmes dele envelhecem com uma velocidade assustadora. Não dou nem duas décadas pra ele ser completamente esquecido, mesmo com todo som e fúria emitido pelo bobo. Que o cara é atormentado, ok, mas confundir isso com genialidade, já deu. Que tu compre este falso gênio e negligencie totalmente um autor há mais de vinte anos consistente como aki kaurismaki (que também esteve em cannes), é um pouco privilegiar o jornalismo em detrimento da crítica. talvez tu devesse mesmo começar a cobrir o festival pra descobrir novos cinemas.

  6. David

    08/06/2011 20:09:10

    Comparar Hitchcock, Godard e até Malick com esse picareta oportunista nórdico é um despropósito, até nos filmes. Os tres primeiros são autores de obras-primas fenomenais, como ''Um corpo que cai'', ''Acossado" e "Dias de Paraíso", que entraram para a história do cinema. Pelo que esse babaca pretensioso vai ser lembrado? Pela orgia gratuita em ''Os idiotas''? Pela gritaria de Bjork em ''Dançando no Esquecido"? Pela falta de graça da comédia ''O Grande Chefe''? Ou então pela masturbação sangrenta de Willem Dafoe no horrendamente esquemático ''Anticristo''? Ou, pior, por seu rompante esquizofrenico protonazista? Me poupe. Vou lá aguardar ''A Árvore da Vida''.

  7. Andre Gustavo

    08/06/2011 14:57:15

    Tanto Trier quanto o vencedor Terrence Malick são figuras excêntricas. Trier é mesmo muito bom de marketing (e não só isso). Malick vai na oposição, escondido de tudo, sempre ausente - e nascido no seio da geração de Scorsese, Coppola etc. Não vejo a hora de ver "The tree of life".

  8. Arthur

    08/06/2011 01:59:48

    Lars é o cara, sou fã dele.

  9. Guillermo Matías

    07/06/2011 10:31:40

    Eu sei quem perdeu: o jornalismo.Os mesmos repórteres que condenaram veementemente a atitude dos religiosos perante o cartunista sueco Lars Vilks, quando da sua polêmica charge com um retrato antropomórfico de Alá, queriam a cabeça de Lars Von Trier em vez de discutirem se a piada (porque claramente foi uma) foi, simplesmente, de mau gosto ou não. Ou seja, quando são os arábes, tudo bem, mas quando são os judeus fulano não pode abrir a boca?

  10. Bruno Cerqueira

    06/06/2011 23:10:18

    'Cês tão de brincadeira, né? "Árvore da Vida", do Terrence Mallick (... a Palma de Ouro em Cannes), já está em cartaz em alguns países, entre eles a França e em circuito restrito nos EUA, onde deve se expandir para mais salas a partir do começo de julho. Tem sido ferverosamente discutido, amado e odiado, por milhares de pessoas em dezenas de sites e fóruns de cinefilia internacional espalhados pela web. Enquanto a diatribe de Lars Von Trier virou pó, com todo mundo tendo plena consciência de que o que aconteceu foi apenas uma brincadeira de mau gosto que saiu do controle, de um sujeito embebido da aura de provocador nato.No mais se quiserem ver isso como ação de marketing segue uma lista de solicitações do Mallick aos projecionistas que irão mostrar "Árvore", lista esta reproduzida em centenas de lugares (sites) web-mundo afora. Segue uma versão brasileira da nota: http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/terrence-malick-faz-exigencias-aos-projecionistas-que-exibirao-a-arvore-da-vida/id/30732/

  11. Ana

    06/06/2011 22:09:07

    Excelente observação!

  12. Alexandre Carlomagno

    06/06/2011 21:31:27

    Muito bem colocado, Inácio. Quem ganhou Cannes?Von Trier conseguiu o que queria, com direito a "tirem meu filme da competição" - outra ótima jogada.É o cara que saber vender seus filmes na atual conjuntura da indústria cinematográfica, e isso fazendo filmes ótimo, relevantes, ao menos a meu ver.Um forte abraço.

  13. @Nilsinho8

    06/06/2011 19:29:34

    Aposto que ninguém quer ser lembrado em Cannes por uma coisa negativa, como falar que admira Hitler, só para chamar a atenção do público. Se toda vez que um diretor "sumido" como o Von Trier (que nao dava as caras com um filme premiado há anos e nunca ganhou um oscar), fosse aderir a argumentos desse gênero, seria lógico que todos lembrariam dessa determinada polêmica e esqueceriam os premiados do evento. Fato lamentável, pois é uma forma negativa de se lembrar de uma tradicional premiação, com tantos atores e filmes que já passram por Cannes, nesses anos todos, que é visto como uma previa do que tem de bom durante o ano, para nos preparamos para o "Oscar". Eu não sei se o Inácio Araújo, que se pergunta quem "Quem ganhou Cannes?", mas sei por mim, que guardo as coisas boa desse ano, como os bons filmes que foram mostrados e premiados esse ano, como A Árvore da Vida que levou a Palma de Ouro, A Pele que Habito de Pedro Almodóvar com o ressurgimento de Antonio Banderas num grande filme num grande papel , The Artist e Drive entre outros filmes.

  14. @Nilsinho8

    06/06/2011 19:28:54

    Não ta aparecendo meu comentario!

  15. @Nilsinho8

    06/06/2011 19:28:05

    Aposto que ninguém quer ser lembrado em Cannes por uma coisa negativa, como falar que admira Hitler, só para chamar a atenção do público. Se toda vez que um diretor "sumido" como o Von Trier (que nao dava as caras com um filme premiado há anos e nunca ganhou um oscar), fosse aderir a argumentos desse gênero, seria lógico que todos lembrariam dessa determinada polêmica e esqueceriam os premiados do evento. Fato lamentável, pois é uma forma negativa de se lembrar de uma tradicional premiação, com tantos atores e filmes que já passram por Cannes, nesses anos todos, que é visto como uma previa do que tem de bom durante o ano, para nos preparamos para o "Oscar". Eu não sei se o Inácio Araújo, que se pergunta quem "Quem ganhou Cannes?", mas sei por mim, que guardo as coisas boa desse ano, como os bons filmes que foram mostrados e premiados esse ano, como A Árvore da Vida que levou a Palma de Ouro, A Pele que Habito de Pedro Almodóvar com o ressurgimento de Antonio Banderas num grande filme num grande papel , The Artist e Drive.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso