Blog do Inácio Araújo

Sayad, a cultura e a Cultura

Inácio Araújo

 

O que João Sayad lega à Cultura é, em grande medida, a recuperação da TV Cultura.

Não se vê mais (pelo menos eu não vejo) aqueles anúncios das Casas Bahia, aquela feira ordinária em que o canal tinha se transformado.

A parte de cinema enriqueceu-se enormemente: há uma sessão nas quintas às 22h (podia não ser apenas na versão dublada, mas enfim…), há documentários regulares, preservou-se a sessão da Mostra etc.

Sempre dá pra reclamar, claro, mas eu penso no essencial.

Não foi só no cinema. O Metrópolis ganhou mil por cento, acrescentando a Marina Person, o Manuel Costa Pinto, as apresentação de músicas ao vivo, tudo isso animou muito o programa, que era bem precário, bem feito na base da boa vontade.

Bem, o negócio é o seguinte: sai o Sayad e entra o Marcos Mendonça.

Que no passado… Não sei, não vou dizer que foi ele quem destruiu o que o Roberto Muylaert tinha feito, não sei se foi ele.

Mas ele comandou o projeto Vera Cruz, quando era Secretário da Cultura e simplesmente arquivou o programa, e mais a colaboração cinema/TV, que era uma coisa importante na época.

É verdade que ele arquivou a Vera Cruz porque se encheu dos cineastas. Eles de fato são uma categoria chata. Mas têm lá seus motivos, também.

Enfim, se voltar aquela coisa varzeana de Casas Bahia, de anúncio o tempo todo e tal já sabemos a quem isso vai se dever. Além do governador, claro.

P.S. – A primeira afirmação de Mendonça, aliás, beira a catástrofe. Ele critica a exibição da série ''Mad Men'' na Cultura. ''Mad Men'' é uma série muito forte, em primeiro lugar, e além do mais aumentou a audiência da emissora. Ou seja, é tudo que Mendonça não quer. Pelo jeito quer é anúncios das Casas Bahia entupindo a programação.