Blog do Inácio Araújo

Thomaz Farkas

Inácio Araújo

Foi só virar as costas, pimba! Fico sabendo da morte de Thomaz Farkas. Foi um dos homens de cinema mais notáveis que conheci.

Nos anos 1960, foi o mentor da famosa Caravana Farkas, da qual resultou a mais notável série de documentários até hoje produzida no Brasil. Farkas teve a humildade de se limitar à função de produtor, coisa que entre nós não costuma ter muito prestígio. Mas de lá saíram os trabalhos de Geraldo Sarno, Paulo Gil Soares e tantos outros. Há não muito tempo, aliás, a série foi felizmente restaurada e continua viva, descoberta do Brasil.

Me pergunto o que terá acontecido com “O Sítio do Picapau Amarelo”, acho que a única ficção que produziu. Não gostei muito na época, mas gostaria de rever. Farkas foi diretor e depois presidente do Conselho da Cinemateca Brasileira. Funções que exercia com enorme prazer.

Como presidente, desenvolveu o projeto de passagem do acervo ao Matadouro. Depois foi presidente do Conselho e, há anos, foi escolhido presidente emérito, maneira de dizer que continuava tão importante quanto antes, embora sua saúde já não permitisse dedicação integral.

Creio que a Cinemateca deve muito, muitíssimo de sua evolução recente a Farkas. Foi ele o mentor da idéia de tirar a entidade da divisão de Museus para a Secretaria do Audiovisual. A divisão de Museus do MinC queria ver a Cinemateca pelas costas, essa é a verdade. Deu certo, porque para o Audiovisual a CB era uma entidade chave.

Farkas também esteve presente no processo que levou o BNDES a financiar uma das salas da CB, a mais moderna, mais bem equipada, a mais bela do Brasil, talvez. A única, me parece, com capacidade de exibir filmes 35mm no formato clássico, 1:1.33 (seria ótimo se começasse a se por à altura de sua beleza e qualidade e adotasse uma programação regular realmente interessada em servir a quem gosta de cinema).

Farkas foi, no mais, quem me convidou para ser conselheiro da Cinemateca. Pai de Pedro, um dos principais diretores de fotografia brasileiros, e de João, que conheci apenas de cumprimentar. Foi também sogro do Flávio, meu querido amigo desde a infância, marido da Bia. A todos eles não sei o que dizer…

(Do trabalho fotográfico de TF felizmente não preciso falar: está sendo lembrado o bastante para todo mundo perceber sua beleza.)

  1. Kyle Grinvalsky

    18/07/2011 10:54:18

    You've got a great blog there keep it up. I'll be watching out for most posts.

  2. Almy

    30/03/2011 10:58:22

    deveras interessante heinSugestao de post12 curiosidades divertidas sobre a cervejahttp://naoacredito.blog.br/2011/03/humor-conheca-12-curiosidades-divertidas-sobre-a-cerveja/

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso